O ministro da Justiça, Sérgio Moro, laçou, na tarde desta terça-feira (30), uma nova ferramenta online para cadastro e acompanhamento das solicitações dos Sindicatos. Intitulada “e-Sindical”, o sistema facilitará o peticionamento eletrônico no âmbito do serviço público.
Um dos objetivos do e-Sindical, de acordo com Sérgio Moro, é garantir a transparência e celeridade no andamento dos mais de 4 mil processos relacionados aos sindicatos brasileiros.
Para acessar a ferramenta basta clicar no e-Sindical. Já é possível realizar algumas ações na plataforma, como atualização de dados cadastrais, alteração estatutária e solicitação de certidão sindical.
Serviços disponíveis aos sindicatos:
Por meio do novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os representantes sindicais poderão ingressar com as solicitações de registro, realizar consultas sobre processos, atualizar diretorias eleitas e empossadas, acessar as audiências realizadas que passarão a ser gravadas, entre outros. De forma global, qualquer cidadão poderá, por meio de cadastro, solicitar cópia digital dos processos, ter acesso às estatísticas e aos dados abertos dos sindicatos. “Com navegação segura no portal do Ministério da Justiça, os representantes sindicais terão acesso aos processos de registro, sem a necessidade de deslocamentos até Brasília, nem precisam contratar procuradores para obter informações sobre os requerimentos”, esclareceu, destacando também que a tramitação dos processos ocorrerá por fila, em ordem cronológica, conforme data e hora de protocolo.
Confira!