A relação entre pouco exercício físico e obesidade não é nova. Nem a noção de que andar apenas de carro não contribui para um corpo sarado. Agora uma pesquisa da Universidade de Illinóis tenta provar cientificamente o que todos suspeitavam: quanto maior a quilometragem rodada, maior é a gordura acumulada.
Nos Estados Unidos, isso é evidente. Segundo dados divulgados pela revista The Economist, os índices de obesidade da população cresceram 74% nos últimos 15 anos, e hoje 28% dos adultos enfrentam a obesidade. (Até existe um debate sobre a influência da obesidade no aquecimento global. Leia aqui). Ao mesmo tempo, os americanos não param de dirigir. Entre 1998 e 2008, cresceu em 0,6% o número de quilômetros rodados por ano pelos motoristas dos EUA. Hoje, estima-se que a média diária de quilômetros percorridos em carros é de 59,5. O estudo sugere que se cada americano dirigisse uma milha (cerca de 1,6 quilômetro) a menos por dia, até 2017 o país teria 5 milhões de obesos a menos.
O longo intervalo de tempo é uma das ressalvas feitas pelos pesquisadores. Demora para o crescimento no número de quilômetros rodados interferir nos índices de obesidade. Assim, com a diminuição da frota americana, estimada em menos 10 milhões de carros até 2012, o número de obesos seria afetado apenas a partir de 2017.
Outra ressalva é um tanto óbvia: Dirigir não causa obesidade. As horas passadas por dia dentro de um carro apenas contribuiriam para um estilo de vida mais sedentário. E para cidades mais caóticas e poluídas.
Outra linha de raciocínio interessante foi apresentada por Charles Courtemanche, economista da Universidade da Carolina do Norte. Courtemanche associa a elevação do preço da gasolina ao combate à obesidade. Deste modo, o aumento da obesidade entre 1979 e 2004 seria decorrente da queda no preço da gasolina no período. “Um aumento permanente de US$ 1 no preço da gasolina diminuiria o sobrepeso e a obesidade em 7% e 10%”, afirma no estudo. A lógica é de que o preço alto do combustível faria as pessoas caminharem mais.
Eu tenho as minhas dúvidas sobre a eficácia do plano de Courtemanche. Acredito que até certo ponto, as pessoas pagariam mais. Depois passariam a usar o transporte público ou a combinar esquemas de caronas, o que envolveria menos carros nas ruas, mas a mesma postura sedentária.
Fonte.: Revista ÈPOCA por (Margarida Telles)