Nesta terça-feira, 4 de novembro, a organização da campanha pelo Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político reaizará um grande mobilização, às 8h, no vão do MASP, em São Paulo. Esta é a terceira etapa do processo que pede a realização de assembleia constituinte exclusiva para a reforma política.
A Câmara Federal recebeu, na quinta-feira, 30 de outubro, a proposta feita por diversos movimentos sociais. O projeto legislativo foi apresentado pelo deputado Renato Simões (PT-SP) e pela deputada Luiza Erunida (PSB-SP) junto a uma lista com o apoio de 185 deputados de diversas legendas.
A ideia é levar os brasileiros a responderem nas urnas se são a favor ou não da realização de uma constituinte exclusiva para esse fim.
“Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”, propõe o texto.
De fato, a proposta dos deputados paulistas repete a feita em plebiscito simbólico realizado por iniciativa do PT, junto com outras 482 entidades, no dia 7 de setembro em todo o País.
Ao todo, a mobilização reuniu 7,7 milhões de votos, com 97% deles (7,5 milhões) favoráveis à convocação da constituinte.
Pela nova proposta, o prazo para a realização da consulta é de dois anos. Segundo Simões, o tema ganhou relevância nas eleições e estão em sintonia com as declarações da presidenta Dilma Rousseff, que se comprometeu em trabalhar pela realização da reforma política.
Redação com Agência PT de Notícias