Durante o mês de outubro houve uma intensa campanha para as mulheres se prevenirem contra o câncer de mama. E agora, em novembro, o alvo são os homens. O objetivo do “Novembro Azul” é alertar o público masculino quanto ao câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem ser registrados 68.800 novos casos no Brasil neste ano. Em Minas Gerais, são esperados 8.000 diagnósticos a mais do que o número registrado em 2013.
Segundo o oncologista, Bruno Ferrari, é necessário que os homens façam os exames de rotina frequentemente. “Esclarecer para o homem que se ele faz o seu exame rotineiramente, ele tem uma oportunidade de fazer um diagnóstico precoce e escapar das sequelas dos tratamento. Principalmente a impotência e a incontinência urinária”, disse.
Ainda de acordo com Ferrari, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas em alguns casos há sintomas. “Um dos primeiros sintomas é a dificuldade de urinar e a frequência de urinar aumentada”.
Redação com R7